Novos tipos de diafragmas e capuzes cervicais versus tipos mais antigos de diafragmas e diferentes géis para contracepção: uma revisão sistemática
Introdução: Nosso objetivo principal foi avaliar se os novos tipos de diafragmas de tamanho único ou capuzes cervicais diferem na prevenção da gravidez em comparação com os tipos mais antigos de diafragmas, e se os diferentes tipos de géis diferem na sua capacidade de prevenir a gravidez. Um objetivo secundário foi avaliar a descontinuação do método e complicações.
Métodos: Foi realizada uma pesquisa abrangente no PubMed, Embase e na Biblioteca Cochrane. A certeza da evidência foi avaliada de acordo com o sistema GRADE.
Resultados: Quatro estudos randomizados e controlados foram incluídos na avaliação. Ao comparar os novos e antigos tipos de contraceptivos de barreira femininos, a taxa de gravidez aos 6 meses variou entre 11%-15% e 8%-12%, respectivamente. Mais mulheres relataram incapacidade de inserir ou remover o dispositivo FemCap (1,1%) em comparação com o diafragma Ortho All-Flex (0%) (p<0,0306). As infecções do trato urinário foram menores quando se usou o diafragma Caya de tamanho único, uma diferença de -6,4% (IC 95% -8,9 a -4,09) em comparação com o diafragma Ortho All-Flex. A taxa de gravidez de 6 meses para gel tamponante ácido e gel espermicida de nonoxinol-9 variou entre 10% e 12%. A taxa de descontinuação foi menor em mulheres que usaram gel tampão ácido em comparação com gel de nonoxinol-9 (taxa de risco (RR) 0,77, IC 95% 0,68 a 0,97).
Conclusões: As taxas de gravidez foram geralmente elevadas em mulheres que utilizam contraceptivos de barreira femininos. Não houve diferença na eficácia na prevenção da gravidez entre os novos tipos de diafragmas e capuzes cervicais e os diafragmas mais antigos. Os novos tipos de diafragmas e capuzes cervicais resultaram em menos infecções do trato urinário. Os géis tamponantes de ácido não diferiram dos géis espermicidas de nonoxinol-9 em relação à gravidez, mas pareceram ser mais bem tolerados.
Palavras-chave: métodos de barreira; diafragma; método contraceptivo sem hormônios
Ingela Lindh 1, Jwan Othman 2, Mariann Hansson 3, Ann-Catrin Ekelund 4, Teresa Svanberg 5, Annika Strandell 2
Link: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32868337/