Qual escolher?
Está na dúvida de qual escolher?
Vem cá que eu te ajudo.
MILEX – esse é o nosso diafragma tradicional, o modelo usado por muitas gerações. Tem vários tamanhos e você vai precisar medir para saber qual conforta melhor na sua anatomia pélvica. Tem um silicone mais “grossinho”, então a chance de durabilidade é maior. Esse modelo permite o uso contínuo e também já foi testado (outra marca, mas mesmo modelo) para o uso sem espermicida, apesar de ainda precisar de mais testes sobre uso isolado.
CAYA – caso você não se sinta segura em medir em casa e/ou não encontre profissional apto para a medição, uma boa alternativa é o Caya. O Caya é todo projetado para que você aprenda a usar rápido e não tenha dificuldades, isso porque possui algumas características para facilitar sua vida. Você terá que usar o contragel ou espermicida sempre combinado com o Caya, porque esse modelo oferece uma eficácia menor que o diafragma tradicional: 82-86%, não é um modelo para fazer uso contínuo e o silicone é “de grau médico”, significa um silicone mais fino.
FEMCAP – também é uma opção para você que não quer ou não pode medir, pois existem apenas 3 tamanhos que são escolhidos de acordo com seu histórico gestacional. É feito de um silicone um pouco mais durinho e é menor que o diafragma. As meninas que escolherem o capuz cervical relatam uma dificuldade maior na adaptação, principalmente para retirar, já que é bem menor. É uma beleza para quem sofre de infecção urinária recorrente, porque não pressiona a uretra e você não deve ter quaisquer problemas no colo do útero para poder usar o capuz. Mas atenção: a taxa de sucesso é menor para as gestíparas (mulheres que já estiveram grávidas e/ou deram à luz), então nesse caso, é melhor optar pelas alternativas de diafragmas. Também é um método para ser usado com espermicida ou contragel.
CONTRAGEL – neutraliza o esperma, alterando o pH vaginal tornando um ambiente ácido. Faz com que o espermatozóide tenha dificuldade em nadar, e como nadando é a única forma de chegar ao óvulo, dificulta para que aconteça uma fecundação.
Pontos: dissolve rápido e a quantidade em gel em 60 gramas não costuma durar muito tempo. Mas por ter ativos como ácido lático + celulose, o corpo se dá bem.
PHARMATEX – o ativo dessa composição vai matar o esperma, pois sua propriedade é detergente para um microorganismo feito de enzima. Também altera o muco, tornando-o pegajoso. Lembre-se, para nadar precisa que o muco seja fluído, não grudento.
Pontos: maior eficácia, podendo ser usado até sozinho se a taxa de sucesso for tranquilizadora para você, dura mais por ser em creme e ter 72g. 5% das usuárias sentirão sensibilidade com o uso.
Na dúvida ainda? Compre um de cada 🙂
brincadeira (mas nem tanto).
E aí, qual você vai escolher?